Começo do ano é tempo de renovar as expectativas e os planos. Então, já que estamos no comecinho de fevereiro, apresentamos algumas tendências para o mercado odontológico em 2022.
Passados dois anos da pandemia da covid-19, uma série de transformações sociais e tecnológicas foram aceleradas. Todo esse conjunto de mudanças trouxe impactos em todos os setores, inclusive no odontológico.
A seguir apresentamos oito tendências para o atendimento dos dentistas neste ano.
Telemonitoramento, por sua vez, é o nome ao atendimento por chamada de vídeo pela Internet para uma orientação ou para complementar o atendimento presencial com o dentista.
Este tipo de atendimento surgiu a partir da pandemia da covid-19 e se tornou uma tendência que deve permanecer no campo odontológico. Com a necessidade do distanciamento social, as consultas remotas se tornaram uma possibilidade.
Procedimentos estéticos, em geral, são uma febre e isso inclui os procedimentos com estética dental, tais como o uso de aparelhos ortodônticos invisíveis e outras técnicas.
Este tipo de correção e alinhamento da arcada dentária, além de ocorrer em menos tempo, torna-se praticamente imperceptível para outras pessoas.
A harmonização orofacial tem como objetivo o equilíbrio estético e funcional do rosto e do sorriso dos pacientes.
Os procedimentos realizados pelos dentistas consistem em pequenas correções para ajustar assimetrias e proporções faciais, agregando bem-estar e melhora da autoestima.
No mercado há poucos anos, a harmonização orofacial tem sido – e continuará sendo – uma tendência cada vez mais procurada. O que pouca gente sabe, porém, é que esta é uma especialização odontológica.
O número de profissionais dedicados a esta área ainda é baixo, sobretudo quando levamos em conta que é um campo em crescimento e com muitas oportunidades.
Em 2021 ocorreu o leilão da tecnologia 5G no Brasil, o que trará mais velocidade de conexão móvel da Internet e deve ampliar o avanço das ferramentas de inteligência artificial.
Por meio desses sistemas, será possível que os dentistas façam suas análises clínicas somadas a dados e relatórios automatizados e customizados. O que permitirá maior acuidade nos diagnósticos.
Além disso, à medida que os sistemas vão sendo abastecidos de dados, os processos de aprimoramento de análises realizados por humanos e algoritmos vão sendo refinados.
Muitos são os processos no atendimento a pacientes e investir em sistemas de gestão desse contato é fundamental não somente para manter a organização do consultório, mas, sobretudo, para fidelizar os clientes.
Com as novas tecnologias é possível automatizar controle financeiro, fichas dos pacientes, relatórios automatizados e todas as demais rotinas. Além disso, há ainda a possibilidade de se construir aplicações para aprimorar diagnósticos.
As tecnologias baseadas em laser são ideais para aquelas pessoas que, ainda hoje, temem ir ao dentista com medo de sentir dores. Esse receio faz com que muitas pessoas acabem deixando de fazer as visitas periódicas aos dentistas nos intervalos adequados.
As vantagens desse dos procedimentos com laser são muitas, dentre elas menor risco de infecção e maior conforto no tratamento a cáries. Além disso há a redução de sangramentos e a recuperação mais rápida dos pacientes.
Construir uma presença digital consistente e bem planejada é fundamental para abrir mercados na área da odontologia.
Dentistas que se servem deste tipo de serviço são capazes de atrair clientes por meio de pesquisas no Google, por exemplo.
O fundamental é o que o marketing digital seja capaz de oferecer conteúdos alinhados às necessidades do público-alvo e gerar aumento de tráfego no site.
Investir na divulgação de procedimentos odontológicos ou estéticos é importante para construir uma presença nas redes sociais que seja relevante para o seu negócio.
Nesse sentido, ter uma presença com linguagens alinhadas às diferentes redes sociais e com um diálogo franco e aberto com os clientes é uma estratégia importante a ser adotada.