Você provavelmente já escovou seus dentes hoje? Se a reposta for sim, então já é um bom começo. Mas, será que você escovou os dentes corretamente? Provavelmente não.
Trazemos os hábitos de higiene bucal desde a infância e na maioria dos casos, eles não estão corretos. Além de escovar os dentes, é necessário saber como usar a escova corretamente.
Usar força excessiva, escovar rápido demais e até esquecer o fundo da boca são práticas muito comuns. E, elas prejudicam a saúde dos dentes e da gengiva.
Para saber como escovar os dentes corretamente, leia este post até o fim.
Uma pesquisa de 2015, do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE, mostrou que apenas 53% dos brasileiros mantêm hábitos de higiene completos. Isto é, escovam os dentes, usam creme dental e o fio dental.
Para uma higiene completa dos dentes, primeiro é preciso ter uma escova de dentes adequada. A maioria das pessoas acredita que quanto mais duras forem as cerdas, melhor será a limpeza.
Esse pensamento não é correto. As cerdas da escova devem ser macias e retas e a cabeça dela pequena, para alcançar todos os lugares da boca.
Além da escova de dentes, é preciso escolher um creme dental com flúor, que contenha entre 1000 e 1500 ppm. Existem vários tipos de pasta de dentes no mercado, alguns específicos para prevenir tártaro, gengivite etc.
O ideal é sempre perguntar ao seu dentista qual o creme dental mais adequado para sua boca. Ele vai atuar na prevenção de diversas doenças, por isso seu uso não deve ser dispensado.
Para a higiene ficar completa, escolha o fio dental da sua preferência para higienizar o espaço entre a gengiva e os dentes que a escova não alcança.
E, lembre-se de trocar sua escova de dentes a cada três meses ou quando ela estiver desgastada. Com isso, evita-se o acúmulo de bactérias nas cerdas.
O primeiro aspecto a ser considerado é a quantidade de vezes que os dentes precisam ser escovados: sempre após cada refeição. Se isso não for possível, faça no mínimo duas vezes por dia.
Uma das escovações deve ocorrer sempre antes de dormir. Isso porque é à noite que temos menos saliva na boca, o que facilita a ação das bactérias.
Leve em conta o tempo da escovação, que deve durar cerca de três minutos. Mais ou menos um minuto e meio para cada arcada.
Bem diferente das propagandas de creme dental, em que as escovas ficam cobertas de pasta de dente, é o modo que devemos fazer em casa.
Para os adultos, é indicado usar cerca de um centímetro de creme dental na escova. O que equivale a um grão de ervilha.
Para as crianças, é indicado colocar a quantidade equivalente a um grão de arroz.
Coloque as cerdas entre a gengiva e os dentes. Faça movimentos circulares ou verticais, nunca use a escova horizontalmente e, também esqueça a força, ela é desnecessária.
Vá escovando da gengiva para fora e repita o movimento por dez vezes em cada dente. Esse processo deve ser feito na parte interna dos dentes. Para limpar a parte de cima, faça movimentos do tipo vai e vem.
Lembre-se de escovar os dentes do fundo da mesma forma.
Não esqueça de higienizar a língua, porque são as bactérias acumuladas ali que causam o mau hálito.
Remova o excesso de creme dental da boca cuspindo. Caso seu dentista tenha indicado, use um enxaguante bucal para ajudar na limpeza da boca.
Fique atento e mantenha às orientações e mantenha seu sorriso em dia!