O uso de tecnologias digitais nos atendimentos dentários, seja no tratamento ou no atendimento aos pacientes, é que podemos chamar “Odontologia 4.0”. Com o aumento exponencial da Inteligência Artificial e dos dispositivos tecnológicos, esta é uma transformação que está apenas começando.
Em suma, o conceito se refere a técnicas que visam aumentar a segurança e eficácia dos procedimentos odontológicos, bem como otimizar a relação paciente-dentista. As possibilidades vão desde o teleatendimento até a gestão algoritmizada das clínicas.
A seguir apresentamos alguns aspectos importantes sobre como as transformações tecnológicas em curso impactam na área de atuação dos dentistas. Ao final, explicaremos o que é a Revolução 4.0, que é o caldo de cultura de onde emergiu o que se chama Odontologia 4.0.
Dentre os aparatos tecnológicos que integram o universo do que se convencionou chamar de quarta revolução industrial, estão as impressoras 3D. Há a possibilidade de aplicação destas impressões de mock-ups (espécie de modelo da arcada dentária), próteses provisórias e até mesmo braquetes personalizados para cada paciente.
Outro recurso associado a essas inovações é o mapeamento detalhado do conjunto dos dentes realizada por robôs.
Esse tipo de escaneamento digital quando utilizado com algoritmos de inteligência artificial permitem um diagnóstico mais preciso e personalizado. Isso porque o cruzamento de dados do exame com os dados pessoais dos pacientes, permite a indicação solução mais adequada para cada caso.
Durante muito tempo, décadas na verdade, ir ao dentista foi sinônimo de sofrimento para grande parte dos pacientes. Alguns procedimentos foram aprimorados, mas as tecnologias mecânicas e elétricas nunca foram capazes, na prática, de eliminar totalmente as dores.
Um desses gadgets é a “anestesia eletrônica”, aplicada com um aparelho semelhante a uma caneta que injeta o medicamento diretamente na mucosa ou nas gengivas. Uma das vantagens é que o método é mais preciso, não causa dor e diminui a sensação de dormência.
A Odontologia digital é resultante dos avanços oriundos das tecnologias da indústria 4.0. Seus benefícios estão associadas, principalmente, aos procedimentos que descrevemos acima.
O objetivo, porém, é um só: satisfação dos pacientes. Uma vez que os diagnósticos são mais detalhados e com menor margem de erro, o tratamento torna-se mais “cirúrgico” e menos invasivo.
Compartilhar informações específicas e digitalizadas com outros dentistas de sua equipe é uma possibilidade bastante rica oportunizada por estas novas tecnologias.
Esse tipo de estratégia permite que, por meio de gerenciamento de dados, se possa chegar ao melhor plano de tratamento interagindo com outros dentistas.
O que testemunhamos nestas primeiras décadas do século XXI é uma revolução de outra ordem e que se refere ao compartilhamento de dados, Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e Inteligência Artificial. A esses processos denomina-se Revolução 4.0.
Nos últimos dois séculos a civilização humana passou por grandes transformações sociais e tecnológicas. A primeira delas foi a das máquinas a vapor, depois elétrica e mais recentemente, em meados do século XX, a técnico-científica-informacional.
Some-se a isso as sociabilidades mediadas pelas redes sociais, o que traz impactos a muitas dimensões humanas. Neste contexto, os profissionais da odontologia precisam estar muito mais atentos à própria imagem e ao próprio posicionamento neste mundo digitalizado.