Foto: Kevin Harber | Flickr - CC
Dente quebrado é um problema. Localizado na parte da frente ou de trás da boca, é um transtorno grave que traz danos que vão além da questão estética.
É um quadro que pode causar dor, modificação na mastigação, infecções, deformação na mandíbula e afetar outros dentes. Não é apenas o sorriso que fica comprometido.
Leia este artigo até o final para saber como agir em caso de dente quebrado e conhecer os possíveis tratamentos.
Engana-se quem acredita que a quebra de um dente ocorre somente por meio de pancadas ou quedas.
Na maior parte das vezes o que ocasiona o problema é um inimigo silencioso: a cárie.
Como as cáries não são percebidas com facilidade, a alteração só é notada quando o dente afetado se parte.
Outros problemas de saúde bucal também estão associados a quebra dos dentes, entre eles, o bruxismo. Além disso, o costume de roer unhas e abrir garrafas com os dentes também estão os motivos que levam a perda dos dentes.
Muito mais do afetar o sorriso e a autoestima, a falta de um pedaço ou a perda de um dente inteiro traz danos à saúde.
Um dente, mesmo que apenas lascado, pode comprometer a arcada dentária. Isso porque os dentes funcionam como a engrenagem de uma máquina, precisando atuar de forma conjunta para a perfeita mastigação dos alimentos. Caso contrário, outros problemas bucais começam a aparecer.
Além de dor, pode ocorrer o aumento da sensibilidade na região e também sangramentos.
A mastigação fica comprometida, pois os dentes já não atuam da mesma forma, criando a possibilidade de danificar outros dentes.
Não tratar um dente quebrado, pode causar infecções, sendo a mais comum o abscesso dentário. O abscesso, por sua vez, pode acarretar na destruição do osso e na perda do dente.
Outro dano decorrente de um quadro infeccioso, ainda mais grave, são as doenças sistêmicas atreladas às bactérias que chegam à corrente sanguínea. Elas podem se instalar no coração causando comorbidades, como, a endocardite bacteriana.
Os primeiros socorros são fundamentais para melhorar a efetividade de um tratamento. Procure manter a calma e seguir as orientações.
O primeiro passo após a perda do dente ou de um fragmento dele é tentar encontra-lo. Após, deve-se lavar em água corrente e armazenar em um recipiente embebido líquido com PH neutro, como leite ou soro fisiológico.
Depois, faça um bochecho de água com sal ou enxaguante bucal para higienizar a região. Se houver sangramento, uma compressa com gaze durante alguns minutos ajuda a estancar.
Compressas frias no rosto, na região afetada, também auxiliam na redução de inchaço, dores e sangramentos.
Em um segundo momento, é indispensável procurar atendimento do dentista, pois ele é o profissional capaz de avaliar a extensão dos danos e definir o melhor tratamento.
Se o dente caiu por inteiro, nunca tente coloca-lo no lugar sem ajuda de um profissional, pois aumentam os riscos de infecção e de danificar a gengiva.
Existem alguns casos em que não é possível fazer a colagem do fragmento do dente e nem colocar o dente no lugar. Contudo, há uma série de opções para tratar o problema.
Polimento: mesmo uma pequena lasca pode ter reflexos. Por isso, procure o profissional para deixar a superfície do dente lisa;
Restauração: é a solução para quem não encontrou o fragmento do dente. Cria-se uma resina para preencher a área.
Extração: Se é impossível restaurar a parte danificada ou recolocar o resto do dente, esse é o procedimento mais indicado a fim de evitar dores e infecções.
Coroa: É usada nos casos em que a extensão do trauma é muito grande. Ela age de forma a devolver as funções do dente.