Criança corre, brinca, se diverte e, às vezes, cai e se machuca. Quando uma queda causa quebra de algum dente, os pais tendem e ficar muito preocupados e é bom, nesta hora, saber o que fazer.
A primeira coisa, como se pode supor, é manter a calma e acalmar a criança. Avalie a situação de imediato e, caso ocorra sangramento, tente conter o sangue. Um pano úmido e gelo – quando possível de usar – sempre ajudam.
Procure fazer uma avaliação inicial para descobrir a origem do sangue, se do lábio, bochechas ou mesmo da gengiva. Isso é importante, pois ter essas informações vai facilitar, inclusive, para priorizar o atendimento médico no hospital, posto de saúde ou pronto-socorro.
Traumas na arcada dentária de crianças, mas também de adultos, costumam ser de dois tipos diferentes. Num caso causam danos ao alvéolo dentário, isto é, quando o dente se movimenta do osso que o sustenta. Outro tipo de trauma é aquele que atinge somente o dente, sem danificar o osso de suporte.
Essas condições independem de a lesão ter causado fratura do dente ou de parte dele. Contudo, em ambos casos é possível recuperá-los com atendimento especializado.
Sob hipótese alguma tente você mesmo reposicionar um dente ou fazer qualquer intervenção que não seja a de conter um sangramento excessivo. Esse é um trabalho para profissionais, especialmente o dentista.
Entenda como funcionam alguns procedimentos de que devem ser tomados quando este tipo de acidente acontecer.
Tentar mexer – qual seja o motivo – em um dente deslocado é uma má ideia. O importante é lavar com água abundante, apenas água, mas sem pressão de água sobre o dente. Dependendo do tamanho da fratura dentária, é possível que o dente da criança seja restaurado com a parte que se rompeu. Nos casos mais complexos, em que isso não é possível, uma restauração com resina é capaz de recompor a parte perdida.
Esses procedimentos podem ser feitos durante a consulta de emergência a que criança esteja sendo submetida após o acidente. Isso, porém, nem sempre é possível devido ao trauma e stress que os pacientes estão sentindo poucas horas depois do acidente.
Há casos, entretanto, que a parte fratura e recuperada do dente quebrado precisa ser restaurada durante a consulta de emergência para que tenha um melhor resultado. Naqueles casos em que será necessária uma resina, elas podem ser feitas em uma nova visita ao dentista.
Uma maneira eficiente e rápida de verificar se houve fraturas é por meio do raio-x. Quando as crianças são bem pequenas, com dente de leite ainda, é uma forma de verificar, também, se o acidente e o trauma afetaram o dente permanente, que fica dentro do osso. No caso de dentes permanentes que se deslocam em uma batida e são reimplantados até duas horas após o trauma a possibilidade da recuperação plena é bastante grande. Passado esse tempo, normalmente, a avalição dos profissionais dentistas é de que o sucesso seja menos garantido.
Como você acompanhou até aqui, sabemos que, sim, é possível recuperar um dente quebrado. A extensão da fratura, o tempo de atendimento e os primeiro procedimentos pós acidente é que vão determinar como será o tratamento.
No caso de dentes de leite, há grandes possibilidades de se recuperar o dentinho temporário sem afetar aquele que ainda não nasceu. Isso porque a maioria dos casos de dente quebrado em crianças permite a restauração com ou sem a parte fraturada.
Embora as possibilidades de recuperação de um dente de criança quebrado sejam grandes, não é em 100% dos casos que isso será possível. Nos casos que for necessário a extração do dente o dentista avaliará juntamente com os responsáveis qual caminho seguir.
A questão está em verificar se será necessária reabilitação estética ou da funcionalidade do dente.
Com o diagnóstico em mãos – o que só poderá ser feito após a cicatrização gengival – se define qual será o tratamento adequado em cada caso.
Caso aconteça algum acidente, saiba que você pode contar com a equipe da Uniodonto RS. Além de ter a disposição profissionais qualificados, os clientes Uniodonto contam com unidades de pronto atendimento 24 hs em diversas regiões do país. Consulte a rede de atendimento.