A odontologia é a área que estuda a saúde bucal em toda sua complexidade. Portanto, é muito mais que o cuidado com o sorriso, levando em conta diversos aspectos e doenças da boca e de seu sistema.
Com a proximidade do vestibular, muitos jovens podem ficar curiosos sobre a profissão de dentista. Por esta razão preparamos este texto especialmente para você que planeja entrar nesta promissora carreira, mas ainda tem dúvidas sobre a atuação deste profissional.
Além disso, a odontologia costuma ser o segundo curso mais procurado na área da saúde, ficando atrás somente da medicina. Com um campo de trabalho bastante vasto, esta profissão tem público em todas as regiões do país.
O Brasil é referência na área de saúde bucal pela quantidade de profissionais que atuam: 330 mil profissionais na ativa, conforme indica o Conselho Federal de Odontologia.
Apesar de ser o país com maior proporção de dentistas no mundo, há cerca de um profissional para cada 450 habitantes (esses dados variam conforme a região de atuação).
Os dados do conselho também mostram que há déficit de profissionais em determinadas áreas de atuação. Por exemplo, dentistas especialistas em estomatologia, responsáveis por diagnosticar as doenças na boca e fazer biópsias, são apenas 1.040 em todo país – equivalente a 0,8%.
Portanto, há muito espaço para quem deseja ingressar nesse mercado de trabalho.
De maneira geral, o dentista é responsável por cuidar de toda a saúde da boca, o que inclui avaliar e tratar dentes, cavidades e, a depender da especialidade, os ossos da face.
Há ainda toda a sorte de procedimentos que estamos mais acostumados a ouvir falar, como tratamento de cáries, extração de dentes e intervenções cirúrgicas. Questões estéticas de correção da mordida e alinhamento dos dentes fazem parte da atuação do profissional da odontologia.
Normalmente o curso de odontologia tem a duração de cinco anos. Diferentes universidade e faculdades ajustam seus currículos de maneira particular, conforme as determinações do Ministério da Educação – MEC.
Alguns eixos de abordagem, no entanto, são essenciais a todos os cursos, onde quer que eles sejam feitos. A seguir, apresentamos as áreas de conhecimento que o profissional de odontologia vai encontrar ao longo de sua formação profissional.
Um dentista diplomado torna-se um “cirurgião-dentista”, também chamado de clínico geral, mas há, também, outras especialidades que apresentamos a seguir detalhadamente.
Este papel é cumprido pelo cirurgião-dentista, que desempenha o papel mais amplo da odontologia. É o profissional capacitado para desempenhar as atividades mais generalistas do campo, observando e avaliando a saúde geral dos dentes e da saúde bucal.
Uma série de procedimentos é realizado pelo dentista clínico geral, entre eles tratamento de cáries, solicitar e avaliar radiografias, fazer limpeza, entre outras atividades. Ele é também responsável por encaminhar os pacientes para as demais especialidades odontológicas.
Responsável pelos cuidados e desenvolvimento da arcada dentária, o dentista especialista em ortodontia detém as habilidades necessárias para ajustar a mordida e a posição dos dentes, com uso de aparelhos dentários conforme a necessidade de cada paciente.
O ortodontista vai avaliando o processo ao longo de todas as etapas, da avaliação à retirada dos aparelhos de correção da arcada dentária.
Dedicado ao tratamento e cuidados com a gengiva e os ossos, o periodontista é o profissional que realiza tratamentos que incluem cirurgias, raspagens e outros procedimentos na região mais profunda da arcada dentária.
O periodontista é responsável também pela prevenção de doenças periodontais - entre elas gengivite e periodontite - que podem levar à queda de dentes.
O médico dentista responsável por realizar cirurgias e implantes de próteses, sejam elas fixas ou móveis, é implantodontista. Suas competências incluem, até mesmo, implantação de peças de titânio no tecido ósseo, em espaços de dentes naturais que foram perdidos.
Além de realizar o procedimento de aplicação das peças, este especialista é capaz, também, de produzir as próteses que serão utilizadas no paciente.
Esta especialidade dedica-se à realização do tratamento de patologias na polpa e na raiz dos dentes. O dentista endodontista é quem faz o popularmente conhecido tratamento de canal.
Além de acabar com a dor, doenças e propiciar a recuperação protética dentária, o endodontista cuida os traumatismos dentários e realiza procedimentos pulpares para evitar a necrose.