A estética dental ou dentística é a especialidade da odontologia que tem como objetivo criar um sorriso perfeito. Mas os tratamentos estéticos não ficam restritos aos dentes. Quando necessário, podem ser feitas intervenções em toda a face.
Melhorar a aparência dos dentes é o principal motivo que leva milhares de pessoas à cadeira dos dentistas. Por isso, a estética dos dentes vem evoluindo tecnologicamente para atender a essa demanda.
Espaços entre os dentes, manchas, dentes amarelados, diferentes tamanhos, mordidas erradas e gengivas em excesso. Esses são alguns dos problemas que chegam diariamente aos consultórios dos dentistas.
Mais do que manter a saúde bucal em dia, livre de infecções, inflamações, bactérias e cáries, a odontologia estética visa na melhora da aparência física dos dentes.
São muitos os procedimentos que podem ser realizados pelo dentista. Eles vão muito além do tradicional clareamento. As opções de tratamento podem incluir, entre outros, facetas de porcelana, aplicação de botox e preenchimento facial.
Conheça mais sobre os procedimentos que ganham cada dia mais adeptos.
Este tratamento pode ser feito em casa ou no consultório. Depende da metodologia a ser escolhida pelo paciente e a indicada pelo profissional.
No consultório, o tratamento é feito a laser. A quantidade de sessões dependerá da quantidade de manchas nos dentes. Na maioria dos casos, em três sessões já é possível perceber os resultados.
Isso porque o gel utilizado tem alta concentração clareadora. É o método mais rápido para o branqueamento dos dentes e não possui contraindicação.
Outra possibilidade é o clareamento caseiro. Nesse caso, é usada uma moldeira de silicone e um gel branqueador. O período de tratamento é mais longo, dura cerca de quatro semanas ou conforme orientação do dentista.
As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas colocadas por cima dos dentes. Elas podem ser de cerâmica ou resina e têm como finalidade alterar formato, cor, forma e proporção.
Além da estética, as lentes de contato podem melhorar a oclusão dental (contato errado entre a arcada superior e a inferior) e a mastigação. Outro benefício deste procedimento é durabilidade das lentes, que fica entre 10 e 15 anos.
Usado principalmente para fazer preenchimentos, a toxina botulínica também pode auxiliar no tratamento de doenças. Entre elas, o bruxismo, pois ajuda a reduzir a tensão da musculatura.
Na estética dos dentes, o botox é utilizado, de forma geral, para corrigir problemas da gengiva, como os sorrisos gengivais.
A harmonização facial utiliza diferentes técnicas de preenchimento facial para corrigir imperfeições, visando equilibrar volume, formato e ângulo do rosto. Além de corrigir os dentes, ajusta as irregularidades da face.
Essa é uma boa opção para quem não deseja passar por tratamentos dentários. As facetas são lâminas em resina ou porcelana aplicada sobre os dentes através de um desgaste destes.
As facetas corrigem formato, melhoram a forma e a cor dos dentes. Elas também auxiliam na saúde, pois permitem a correção da mordida.
As restaurações removem e reconstituem as partes danificadas do dente. O material varia conforme o tipo e o tamanho do dano. Esse procedimento tem como objetivo restaurar o dente para o formato original.
O preenchimento mais comum é o labial. Este procedimento usa ácido hialurônico ou a gordura retirada do próprio corpo do paciente para dar volume na região.
Os dentistas também são capacitados a realizar o preenchimento da face, eliminando rugas e marcas de expressão. Esse processo repõe o ácido hialurônico que a pele perde com o passar dos anos.
Todos esses procedimentos podem ser realizados pelos dentistas. Procure um profissional especializado, pois é ele quem vai indicar a melhor metodologia para seu caso.