Foto: pixelshot |Canva
A gengiva sangrando é sempre um indicativo de algo não vai bem com a saúde bucal. Pode ser o sinal de outras doenças ou deficiências de vitaminas. Mas, também pode estar associado a problemas de higiene bucal.
Se você perceber que a gengiva está sangrando e inchada, é certo que há um distúrbio maior que precisa ser investigado por um especialista.
Mesmo que o sangramento seja pequeno, é preciso ficar atendo aos sinais para procurar ajuda.
Confira as dicas que preparamos para você. Saiba mais sobre os fatores de risco e quando procurar um dentista. Lembre-se que a Uniodonto RS conta com mais de 1 mil e 200 cirurgiões-dentistas que podem te auxiliar no tratamento dos problemas gengivais.
São muitas as causas que levam as gengivas a sangrar. Elas passam por doenças dentárias, como a gengivite e a periodontite, até questões hormonais decorrentes da gestação.
Ao escovar os dentes com excesso de força ou passar o fio dental de forma indevida, a gengiva pode sangrar. É preciso estar atento à forma correta de manter em dia a higiene oral.
A gengivite é um processo inflamatório na gengiva ocasionado, principalmente, da má higiene bucal. Os principais sinais da doença são vermelhidão, mau hálito e sangramento durante a escovação.
O paciente precisa procurar um dentista para saber qual a melhor forma de tratar a doença. Se não houver acompanhamento, ela pode se agravar e evoluir para uma periodontite.
Gengivas inchadas, sangrando, vermelhas e sensíveis são os principais sintomas dessa enfermidade. A periodontite é uma infecção bacteriana do periodonto – tecidos, ossos e ligamentos que dão sustentação aos dentes.
A doença pode causar perda dos dentes e de mobilidade da boca. Além disso, é um fator de risco para o aparecimento de patologias cardíacas e pulmonares. O profissional da odontologia é quem poderá efetuar o tratamento.
A deficiência de vitamina K (cuidado para não confundir aqui com o símbolo do potássio a tabela periódica) faz com que o sangue não coagule de forma correta aumentando a possibilidade de sangramento.
Já a vitamina C é indispensável para a produção de colágeno, material pelo qual as gengivas são formadas. A doença causada pela deficiência de vitamina C é a escoturbo, que provoca o sangramento das gengivas e a degeneração dos dentes.
Apesar de o sangramento gengival na gravidez estar associado às oscilações hormonais características do período, as gestantes devem reforçar os cuidados com a saúde bucal.
A gengivite gravídica também pode estar relacionada à má qualidade da higiene bucal e ao acúmulo de placa bacteriana. Quando não há uma correta limpeza dos dentes, com uso do fio dental e escovação regular, os resíduos de alimentos favorecem a proliferação de bactérias, ocasionando outras doenças.
A diabetes causa o sangramento da gengiva por meio da baixa produção de insulina, aumentando a taxa de açúcar no sangue. E, consequente, alteração da flora microbiana, favorecendo o aparecimento do problema.
Outra doença relativamente comum é a Leucemia, que provoca a redução do número de plaquetas, que atuam diretamente na coagulação sanguínea.
Além dos aspectos já citados, o sangramento da gengiva também pode ser provocado pelo uso de medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, prescritos para o tratamento de algumas enfermidades.
Lembre-se sempre que bons hábitos de higiene oral ajudam a prevenir os problemas dentários e preservar a saúde da boca e do corpo.