Foto: Jae Young Ju | Canva
Enxaguante bucal é uma solução aquosa composta por substâncias químicas que auxiliam na higiene bucal. Contudo, não deve, sob hipótese, ser usada como substituição à limpeza mecânica dos dentes, isto é, a escovação, limpeza da superfície da língua e uso do fio dental.
Embora os enxaguantes bucais sejam vendidos em locais como supermercados – sem qualquer controle sobre quem compra – é importante você consultar seu dentista sobre qual tipo é o melhor para você. Isso porque os enxaguantes têm diferentes princípios ativos que no médio e longo prazo podem trazer efeitos indesejados.
Portanto o uso do enxaguante bucal não é obrigatório, mas ele ajuda na saúde da boca quando combinado com os métodos tradicionais de higienização. Lembre-se: eles são coadjuvantes, mas quando usados por meio da recomendação do dentista são grandes aliados.
Alguns enxaguantes bucais têm efeito de até 12 horas, mas a quantidade de vezes de aplicações diárias vai depender de cada caso e da orientação médica. Por exemplo, caso o paciente esteja fazendo um tratamento periodontal, o dentista pode indicar uma prescrição de mais aplicações diárias. Normalmente, enxaguar a boca duas vezes ao dia é suficiente.
No geral, enxaguante bucal, desde que não tenha álcool na composição, não costuma fazer mal, pois seus princípios ativos não afetam negativamente a flora bucal. Se você tem lesões na cavidade bucal fique atento, é preciso verificar com seu dentista se você deve ou não interromper, temporariamente, o uso de seu enxaguante.
Enxaguantes bucais com álcool não são recomendados para crianças menores de 12 anos. Os demais podem ser administrados desde que com supervisão dos adultos. É fundamental que a criança tenha idade e habilidade suficiente para fazer o bochecho e cuspir todo o líquido.
Devido aos princípios ativos químicos destes itens de higiene bucal, a ingestão acidental pode ocasionar efeitos colaterais noviços. Entre eles enjoo, dor de estômago, diarreia e, em casos mais graves, inflamações. Caso um incidente deste aconteça, procure atendimento médico no posto de saúde ou hospital.
Antes de realizar qualquer limpeza com enxaguante bucal é necessário, escovar bem os dentes e passar fio dental. Lembre-se de limpar o dorso da língua. Todos esses procedimentos são essenciais e cujo uso do enxaguante não terá o efeito esperado se essas etapas não tiverem sido cumpridas anteriormente.
Não se deve, sob hipótese alguma, seja você adulto ou criança, engolir o enxaguante bucal. Sua composição química pode afetar a saúde do aparelho digestivo, causando náusea e nos casos mais extremos intoxicação;
Depois de ter limpado a cavidade da boca e ter feito o bochecho com o enxaguante bucal, não enxágue com água ou qualquer outro líquido. Isso porque seus componentes antissépticos ficam agindo durante horas.
Alguns enxaguantes bucais podem ser diluídos antes da aplicação. Mas você precisa estar atento ao que recomenda o fabricante, sob o risco de colocar muita água no seu enxaguante bucal e, com isso, reduzir sua eficácia.
Um bochecho ideal com enxaguante bucal dura entre 30 segundos e 1 minuto. Se você deseja sentir os efeitos da aplicação e os benefícios deste tipo de produto faça o uso corretamente.