Foto: Phoenixns | Canva
O aparelho ortodôntico, popularmente chamado de aparelho dentário, é um instrumento que tem como finalidade corrigir a posição dos dentes e também do maxilar.
A colocação de aparelho dentário visa melhorar o sorriso. Contudo, seu uso vai muito além das questões estéticas, já que a correção dos dentes tortos tem a capacidade de melhorar a respiração e a mastigação, entre outros benefícios.
Alinhar os dentes, corrigir a mordida cruzada e prevenir a oclusão dentária estão entre os tratamentos mais frequentes realizados nos consultórios. A colocação do aparelho também pode ser recomendada para crianças com dificuldade no desenvolvimento da fala e para tratar dores na mandíbula.
O tratamento com aparelho ortodôntico pode durar meses ou até alguns anos. Quem irá avaliar e definir o tempo de tratamento é o ortodontista, o cirurgião-dentista especialista neste tipo de procedimento.
Após a colocação do aparelho, é necessário que o paciente faça visitas periódicas ao consultório para a manutenção e ajuste à medida em que o tratamento avança. Além disso, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados para evitar o acumulo de sujeira entre os dentes e o aparelho.
Os aparelhos ortodônticos possuem diferentes modelos e funções.
Genericamente podemos dividir em “aparelhos fixos” e “aparelhos móveis”. Ambos podem gerar mudanças nos dentes, isto é, ortodônticas, ou na estrutura óssea do maxilar, ou seja, aparelhos com finalidades ortopédicas.
Este tipo de aparelho é recomendado para crianças até os 12 anos. Esse modelo tem o objetivo de promover mudanças na estrutura óssea e garantir que os dentes permaneçam na posição correta.
Febre no mercado por não comprometer a estética, o aparelho invisível é um tipo de aparelho ortodôntico estético móvel. Ele é produzido em plástico por meio de tecnologia 3D, o que confere maior precisão do produto. As placas do aparelho invisível precisam ser substituídas a cada 15 e devem ser removidas durante as refeições, o que facilita a limpeza. Este modelo visa promover o alinhamento dos dentes.
Os aparelhos fixos, modelo mais comum, possuem bráquetes metálicos que são colocados nos dentes e ficam ligados por um arame. Esse modelo age com uma força mecânica para movimentar os dentes. Para este modelo, as manutenções no consultório são mensais.
Apesar de seguir o mesmo modelo e ter a mesma função do aparelho fixo convencional, este modelo de aparelho é produzido em materiais mais discretos. Os bráquetes podem ser de porcelana ou safira. No entanto, o custo destes é mais elevado.
Esse modelo cumpre a mesma função do aparelho fixo, porém, os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, em contato com a língua. Esse modelo é mais indicado para pessoas que praticam esportes de contato, como judô e boxe.
O extensor de palato promove o alargamento do céu da boca — nome popular do palato. Ele serve para corrigir a mordida cruzada nas crianças ainda em faze de crescimento. Para os adultos, a correção do problema só pode ser feita por meio de cirurgia.
Quando se trata de transformar o sorriso, todo mundo tem pressa. De modo geral, quanto mais idade, maior será o tempo de tratamento. Então, ter paciência é fundamental uando se fala em corrigir os dentes por meio do aparelho ortodôntico.
Contudo, à medida que a tecnologia avança, surgem novas técnicas que podem agilizar a correção do problema. Entre as soluções mais recentes do mercado, estão os alinhadores, que possibilitam a redução no tempo de tratamento, uma vez que as trocas e ajustes são mais frequentes, sendo necessárias visitas ao dentista a cada 15 dias.
O valor do aparelho será impactado por diversos fatores, entre eles, o tipo de problema a ser tratado, o modelo do aparelho e o tempo de tratamento. Os valores ficam entre R$ 500 e R$ 4.000 (conforme o modelo) acrescidos do preço das consultas mensais de manutenção.
Os dentistas da Uniodonto RS são qualificados e podem ajudar a não tornar seu tratamento um pesadelo para seu bolso. Com diferentes opções de planos odontológicos, a Uniodonto RS dispõe da cobertura para a colocação de aparelhos ortodônticos conforme prevê a lista do Rol da ANS.