Você certamente já ouviu inúmeras vezes de que é preciso que as pessoas mantenham uma alimentação saudável e equilibrada. Isso é importante porque estamos em constante transformação e para renovar nossos tecidos – ossos, dentes, músculos, sangue, pele, etc. – é necessário sempre oferecer nutrientes ricos e diversificados ao nosso corpo.
Daí a importância de comer um conjunto variado de itens, para manter a saúde e a imunidade em dia. Uma má alimentação nos torna mais suscetíveis a infecções e inflamações, dentárias e da gengiva inclusive. Além disso, na primeira dentição, é fundamental que as crianças recebam alimentos da maneira adequada e equilibrada para uma boa estrutura dentária.
Acompanhe até o final de conheça boas práticas alimentares, sem esquecer de sempre estar bem hidratado nos meses mais quentes do ano.
Em primeiro lugar, manter uma dieta saudável requer que a alimentação não se transforme em uma tortura. Ou seja, é preciso evitar dietas que sejam muito restritivas, sob pena de perdermos a motivação e a disciplina e voltarmos a hábitos irregulares de alimentação.
A pirâmide alimentos é um gráfico informativo, que mostra, em linhas bastante genéricas, o que seria uma alimentação saudável. Ela foi elaborada pela primeira vez pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no começo dos anos 1990. Desde lá vem recebendo atualizações.
Ela é composta de quatro níveis, dividida da seguinte maneira:
•Alimentos energéticos: grupo 1 (carboidratos);
•Alimentos reguladores: grupo 2 (verduras e legumes) e grupo 3 (frutas);
•Alimentos construtores: grupo 4 (leites e derivados), grupo 5 (carnes e ovos) e grupo 6 (leguminosas e oleaginosas);
•Alimentos energéticos extras: grupo 7 (óleos e gorduras) e grupo 8 (açúcares e doces).
Mas fique atento, a quantidade da ingestão diária de cada tipo de alimento varia de acordo com uma série de fatores, tais como idade, peso, sexo, lugar onde mora, e, por isso, você sempre deve procurar orientação profissional.