Começa o mês de maio e junto com ele a campanha de saúde Maio Vermelho, que visa à conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de boca. A campanha tem como símbolo a gérbera vermelha e ocorre em alusão ao Dia de Prevenção ao Câncer Bucal, instituído pela Lei Estadual 12.535/2006, celebrado em 31 de maio.
O câncer da cavidade oral, popularmente conhecido como câncer de boca, é um tumor maligno. Ele pode atingir garganta, lábios, gengiva, língua, bochecha e céu da boca.
No Brasil, em 2019, mais de 5 mil pessoas morreram em decorrência do câncer bucal. São mais 11 mil novos casos estimados para 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
A doença acomete de forma mais abrupta a população empobrecida. Seja porque não tem acesso periódico ao dentista ou por falta de conhecimento sobre a importância da higiene oral.
Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico clínico precoce é fundamental para um tratamento de sucesso. Inclusive porque este é um tipo de tumor que avança de forma muito rápida, podendo provocar a morte do paciente ainda no primeiro ano após a detecção da enfermidade.
Outra novidade para o mês de maio é que está previsto o início da adequação da reforma da futura sede do Instituto Nacional do Câncer Bucal, criado por meio do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul – CRO/RS. A organização ficará na antiga sede do Conselho CRO/RS, na rua Vasco da Gama, 723, no bairro Rio Branco, na zona Norte de Porto Alegre.
Ainda em fase de constituição, este novo espaço “vai focar exclusivamente na mediação e no atendimento dos pacientes com câncer bucal, dando orientações e auxiliando no tratamento dessas pessoas, uma vez que pelo Sistema Único de Saúde - SUS esses pacientes entram na área médica ligada à cabeça e pescoço, onde a demanda é muito maior”, conforme explicou recentemente Dr. Irno Augusto Pretto, presidente do Instituto Nacional do Câncer Bucal.
A Uniodonto RS faz frente a esta campanha e, por isso, ao longo do mês de maio, publicará em seu blog, todas as semanas, uma nova matéria explicando mais sobre o assunto.
Também gaverá distribuição de material em diversos pontos para a conscientização da população sobre a importância do autoexame da boca e intensificará as orientações aos dentistas cooperados.