Quais são as principais causas dos dentes amarelos?

Os dentes amarelos ou amarelados decorrem do uso de antibióticos, de alguns alimentos e de bebidas pigmentadas. Além disso, maus hábitos com a higiene bucal também podem desencadear o problema.

Com o tempo, os dentes naturais são propensos a escurecer devido ao desgaste natural do esmalte. Esse processo passa a expor a dentina - camada interna do dente -, que é mais amarela do que o esmalte.

Entre os outros fatores que levam a essa imperfeição, estão o hábito de fumar, o uso excessivo de flúor, mas também a genética.

A mudança de coloração pode aparecer primeiro como uma única ou como várias manchas amarelas. Isso também pode acontecer por meio do escurecimento geral da arcada dentária.

Para saber porquê os dentes ficam amarelos e como evitar a mudança de cor, leia este post até o final.

Má higiene bucal

Uma das principais causas que faz com que as manchas apareçam é a falta de cuidados com a higiene oral. Isso porque a escovação inadequada não retira totalmente a comida entre  os dentes e este acúmulo favorece o amaralemento.

Essa sujeira permite que as bactérias se proliferem levando ao aumento da placa bacteriana e do tártaro - aquelas manchas amarelas escuras e duras entre os dentes e na base da gengiva.

Portanto, não deixe de escovar os dentes após cada refeição por, pelo menos, dois minutos.

A escovação deve ter com movimentos circulares e nunca ser realizada na horizontal com uso excessivo de força. Fazer uso diário do fio dental também é indispensável para manter os dentes brancos.

Herança genética

Sim, carregamos em nosso DNA o perfil que vai definir a espessura do esmalte dos dentes. Assim, se a genética determinar um “esmalte mais fino”, teremos a dentina mais exposta e, portanto, dentes amarelos.

Outras duas doenças genéticas hereditárias podem provocar essa alteração: a dentinogênese imperfeita ou a amelogênese imperfeita. Elas afetam o desenvolvimento da dentina e o esmalte dos dentes, respectivamente.

Para ter certeza de que você apresenta ou não um desses problemas, é indispensável consultar um dentista.

Bebidas e alimentos coloridos

Essa lista inclui diversos alimentos e bebidas pigmentados. Entre eles, está um dos costumes mais comuns do brasileiro: o café, que ingerido diariamente potencializa o escurecimento dos dentes.

Outras bebidas que são vilãs dos dentes brancos são os chás preto e verde, o vinho tinto, o chimarrão e alguns refrigerantes à base de cola. Frutas vermelhas como morango ou roxas como açaí, catchup, shoyu e beterraba também entram na lista.

Normalmente essas manchas estão atreladas ao consumo regular ou em excesso desses itens.

Se não for possível evitar beber e comer esses produtos, use água para lavar a boca após consumi-los e escove os dentes de dez a quinze minutos depois.

Medicamentos prejudiciais aos dentes

O uso de alguns antibióticos está especialmente atrelado aos dentes amarelos. A tetraciclina é o mais conhecido por causar esse tipo de dano. Ela é usada para tratar infecções de ouvido, respiratórias e mesmo para o tratamento da acne.

Se utilizada por gestantes ou crianças menores de dez anos, pode modificar o tecido dentário, devido aos dentes ainda estarem em processo de desenvolvimento.

Além destes, alguns antialérgicos, antidepressivos, analgésicos, diuréticos e medicamentos para controle da hipertensão podem causar esse efeito colateral.

Avise seu médico se isso ocorrer e procure seu dentista. Não interrompa o tratamento sem a orientação de um profissional da saúde.

Uso em excesso de flúor

O flúor, um importante aliado no cuidado com os dentes, pode se tornar um inimigo se não tiver suas doses bem administradas.

Isto é, ao mesmo tempo em que ele evita desgastes ocasionados pelas bactérias e a perda dos minerais, pode provocar manchas amarelas se consumido em demasia.

O flúor excedente pode estar até mesmo nos cremes dentais que usamos. Por isso, o dentista é quem poderá orientar sobre a quantidade correta a ser consumida.

Fumo: tabaco e nicotina são inimigos dos dentes

O vício de fumar, além de prejudicial à saúde de forma geral, deixa os dentes amarelos. As manchas e a tonalidade amarela decorrem da exposição dos dentes à nicotina e ao tabaco presente em charutos e cigarros.

O fumo também favorece o aparecimento de tártaro pela multiplicação da placa bacteriana.

Desse modo, o consumo de cigarros e assemelhados deve ser banido do seu dia a dia caso deseje conservar seus dentes brancos.